Aulas online

Nesta página temos algumas informações importantes tanto para os alunos da manhã, quanto para os alunos da noite.

 

Como baixar, instalar e utilizar o Microsoft Teams?

Siga o tutorial indicado para realizar o acesso à plataforma Teams.

  1. Acesse o link e-mail Microsoft 365: https://www.office.com/?omkt=pt-br;

  2. Insira e-mail e senha;

  3. Caso o Teams não seja automaticamente iniciado, clique em Mais aplicativos (9 pontinhos no canto superior esquerdo);

  4. Escolha o Teams na lista de Aplicativos.

O Teams poderá ser instalado no smartphone, no desktop ou notebook. Para acessar as aulas, recomendamos a utilização no desktop (computador de mesa) ou notebook.
O uso da ferramenta via Web é interessante para as pessoas que por algum motivo tenham dificuldades na instalação em seus dispositivos. Para isso, abra seu navegador preferido (Internet Explorer, Edge, Chrome, Firefox, etc), acesse o site https://teams.microsoft.com/ e faça seu login!

 

Como recuperar a senha do seu e-mail institucional?

ATENÇÃO! O recebimento da mensagem de redefinição de senha pode demorar até 12 horas. Por isso, pedimos que faça a solicitação e aguarde o período. Lembre-se de olhar a Caixa de Spam/Lixo Eletrônico, pois a mensagem pode ser direcionada para este local, dependendo da configuração de privacidade e segurança do e-mail cadastrado.

Para recuperar a senha do e-mail institucional,

  1. Acesse www.etec.sp.gov.br;

  2. Clique em E-mail institucional;

  3. Em seguida, clique em Redefinir senha;

  4. Insira seu CPF e seu e-mail institucional, clicando em "Enviar e-mail".

  5. Acesse seu e-mail pessoal para ler as informações;

  6. Abra a mensagem e clique no link "clicar aqui" disponível no e-mail recebido.

  7. Preencha os campos com seu e-mail institucional, sua data de nascimento e seu número de celular;

  8. Em seguida, clique em "Enviar nova senha" e aguarde o recebimento da mensagem em seu e-mail secundário;

  9. Na mensagem recebida você verá uma senha temporária. Utilize-a para acessar seu e-mail e crie uma nova senha no primeiro acesso ao Outlook.

Pronto! Agora você já tem acesso ao seu e-mail institucional e a todos os programas disponibilizados pela Microsoft, nossa parceira. 

 

Perguntas e Respostas

Tire suas principais dúvidas relacionadas às aulas online durante o período de quarentena!

Onde acontecerão as aulas online?

As aulas acontecerão na plataforma de comunicação colaborativa chamada Microsoft Teams. Esta será a sua sala de aula para os encontros virtuais, ou seja, todos os componentes curriculares estarão disponíveis em um mesmo ambiente.

Quais equipamentos são necessários para visualizar as aulas online?

Você precisará de um dispositivo como um computador, notebook, tablet ou celular e de acesso à internet. Para aulas síncronas (reuniões ao vivo com o professor) você poderá utilizar uma webcam e um fone de ouvido, com microfone.

Como acessar a plataforma Teams?

Celular e tablet: instalar o aplicativo Microsoft Teams (procure no Google Play Store ou Apple Store) e depois acessá-lo com seu e-mail institucional.

Computador e notebook: acessar pelo site www.office.com. Após login, localizar e acessar o Microsoft Teams, uma das ferramentas online disponíveis.

Importante: para realizar o login no aplicativo Teams ou no site www.office.com será necessário utilizar o seu e-mail institucional @etec.sp.gov.br. Somente com este e-mail será possível visualizar os componentes curriculares em que está inserido.

Como serão as aulas?

Desde o ano passado as aulas estavam ocorrendo de maneira 100% remota (online), porém a partir de 2021 fomos autorizados a retomar as atividades presenciais, respeitando o Protocolo Sanitário estipulado pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Centro Paula Souza. Porém, por enquanto, somente estão permitidos 35% dos alunos em cada período. Por isso, está sendo desenvolvido um planejamento de retomada com rodízio das turmas para os encontros presenciais.

Vai ter chamada?

Sim! As presenças serão contabilizadas de acordo com critérios que serão divulgados pela Coordenação e pelos professores de sua turma.